domingo, 14 de fevereiro de 2016

História e Cultura das Artes - Módulo 6

O estilo Barroco.

No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo e as características remanescentes do Renascimento: o Barroco. Este pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação.



Algumas características do Barroco:

- A procura do movimento:
Real: uma parede ondulada, uma fonte, onde a água jorra em formas sempre novas.
Sugerido: uma personagem retratada numa ação violento ou em esforço.
- A tentativa de representar o infinito;
- A importância dada às luzes e aos efeitos luminosos;
- O gosto pelo teatral, cenográfico e faustoso;
- Não respeitar os limites das disciplinas: misturam arquitetura com escultura.



A Arquitetura Barroca:

A arquitetura barroca é o estilo arquitetónico praticado durante o período barroco, precedido pelo renascimento e pelo maneirismo. Inicia-se entre finais do séc XVI e inícios do séx XVII durante o período do absolutismo e decorre até finais do séc. XVIII.

O seu objetivo era provocar um efeito de sedução através dos sentidos e, por isso, a arte barroca é, acima de tudo, uma arte da encenação destinada a cativar, pelos efeitos visuais, auditivos e olfativos.


Características da arte barroca:

- Rigor da execução técnica;
- Elevado realismo formal e naturalismo
- Perfeição das formas anatómicas;
- Exploração das capacidades expressivas;
- Preferência pela representação de posições em movimento e de equilíbrio instável;
- Utilização de panejamentos volumosos, agitados (e descompostos de modo a realçar, tanto o contraste das texturas (pele, couro, tecido …) como os violentos jogos de luz/sombra);
- Composições livres e soltas organizadas segundo esquemas complexos e formando grupos escultóricos;
- Sentido cénico das obras (marcado pela teatralidade dos gestos e dos movimentos e numa obediência a preocupações de enquadramento relacionadas com os locais em que iriam ser colocadas).

Arquitetura Barroca.


Características da arquitetura religiosa barroca:


- Nas plantas – Surgem as igrejas de espaço unificado (igrejas-salão);
- Na simbologia – A Igreja é encarada como uma imagem do céu na terra;
- Nas paredes – As paredes apresentam-se ondulantes e com aberturas para criar efeitos luminosos;
- Nas coberturas – As abóbadas e cúpulas tornam-se os dois modelos de cobertura mais comum;
- Nas fachadas - No início, utiliza-se um grande frontão no corpo central e mais tarde aposta-se em fachadas divididas em andares com formas ondulantes, concavas e convexas;
- No portal principal – Adota-se uma abundante decoração ornamental (esculturas, cartelas, frontões, colunas etc.)
Na decoração interior – Cultiva-se o preenchimento da totalidade das superfícies (paredes, abóbadas, cúpulas) privilegiando os frescos e as formas/linhas ondulantes sugestivas de um espaço infinito.

   
Igreja de S. Carlos das Quatro Fontes, Roma - Borromini








A pintura Barroca.

A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens, nas naturezas mortas e nas cenas populares (barroco holandês). No norte da Europa, Rembrandt e Vermeer ampliaram os limites do realismo.
Por outro lado, a expansão e o fortalecimento do protestantismo fizeram com que os católicos utilizassem a pintura como um instrumento de divulgação da sua doutrina. Na Itália e na Espanha, a Igreja Católica, em clima de militância e Contra-Reforma, pressionava os artistas para que buscassem o realismo mais convincente possível.


Características da pintura barroca (móvel):


- Procura uma representação do momento para dar ênfase ao acontecimento e à ação;
- Faz opção por uma estética baseada numa forma aberta de modo a definir um espaço compositivo em que os movimentos e os impulsos centrífugos (de dentro para fora) são obtidos através de grandes linhas oblíquas, retas e curvilíneas;
- Adota uma sobreposição de formas para conseguir a necessária profundidade do campo visual, sem descontinuidades e preservando a unidade do espaço;
- Manifesta preferência por formas dinâmicas e sinuosas combinadas com formas geométricas de carácter poligonal (triângulo, quadrado e losango) e circular ou oval;
- Opta pelo estabelecimento da linha do horizonte delineada abaixo do normal de modo a fazer prevalecer os elementos representados e a destacar as figuras principais, enquanto os objetos realistas passam a figurar na linha média do plano do quadro ou abaixo do horizonte;
- Consagra a união plástica da luz/sombra e da cor através da qual constrói o espaço da tela para melhor focalizar e definir os principais elementos da composição, ao mesmo tempo que os restantes elementos de carácter mais secundário ficam diluídos na penumbra;
- Valoriza a luz rasante que atrai a atenção do espectador para certas zonas do quadro e, assim, orientar a leitura da obra;
- Revela uma preferência pela cor pura e cálida, de carácter persuasivo, incisivo e forte, destinada a captar e a sensibilizar o espectador através dos sentidos

O Barroco na Moda   Entenda a expressão artística que permeia as tendências da nossa década
Judith decapitando Holofernes, de Michelangelo M. Caravaggio.


Bibliografia:

- [PRINCIPAL] ESRP.pt: HCA - Base do módulo 6 (http://www.esrp.pt/paginaweb/linkes/hca11mod6.pdf)
- Wikipédia: A Arte Barroca (https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_barroca)
- HistóriaNET: O Barroco (http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=246)
- Google: Artistas e as suas obras.

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